Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicas de Leituras

Em 'Como um romance' Pennac questiona, através da recriação ficcional do ambiente de uma sala de aula, a razão de os jovens não gostarem de ler. Baseado em suas próprias experiências como professor, ele ensina e aí reside todo o charme do livro - como recuperar nos alunos o gosto pela leitura, um ato esquecido neste fim de século dominado pela comunicação em massa. Acima de tudo, Pennac quer mostrar que o ato de ler é um ato de prazer e não de obrigação.


Henriqueta Lisboa nasceu em 1901, e foi pioneira na criação de poemas para as crianças. Sua poesia capta o universo infantil com leveza e transforma- o em uma atmosfera sonora, marcada por um ritmado jogo de palavras. Aproximar a criança da poesia é colocá-la em contato com os seus sentimentos, sensações e emoções. Significa criar um diálogo sensível, prazeroso com ela mesma e com a realidade a sua volta.


Adriana Calcanhotto interpreta a canção 'O poeta aprendiz', de Vinicius de Moraes e Toquinho, e ilustra o poema, num livro-disco divertido. O livro-disco foi concebido por Calcanhotto como um presente para Nina, afilhada da cantora e bisneta de Vinicius. Os versos falam de um menino que sonha em ser poeta e descrevem o universo infantil de forma-bem humorada. A linguagem rica e divertida é ressaltada pelo glossário desta edição, que além de explicar algumas palavras chama a atenção para curiosidades do poema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário