Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Síntese dos textos: A leitura literária na escola; e Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo)

Teresa Colomer é formada em filologia hispânica e filologia catalã e doutora em ciências da educação. Publicou mais de 150 livros e artigos sobre literatura infantil e juvenil e sobre o ensino da literatura e da leitura.
Maria do Rosário Mortatti Magnani mestra em Educação pela Unicamp e Professora no Cefam-Campinas/SP.
A autora Tereza Colomer, no texto "A leitura literária na escola" propõe quatro princípios que ajudam a recuperar o sentido da leitura na sala de aula. São eles: ler; leitura livre, compartilhar; leitura socializada e expandir; que é a leitura integrada na programação do ensino literário. A autora ressalta a importância de se organizar um tempo para a leitura autônoma e silenciosa na sala de aula, com uma variedade de livros que despertem o interesse do leitor, estabelecendo uma ponte entre o leitor e seu contexto histórico cultural.

Neste contexto, o que realmente importa é o que o leitor aprende com os livros, seja o domínio da linguagem, ou o imaginário, que contribui para o seu desenvolvimento intelectual e social. Desse modo, a leitura pode ser potencializada se planejarmos leituras diversas para que o leitor adquira a capacidade de ler fluentemente e se conduza com facilidade na sociedade, adquirindo conhecimentos que lhe sirvam de base para compreender futuras leituras.
No livro, "leitura e formação do gosto" a autora Magnani faz um alerta, procura chamar para a escola e para o professor a responsabilidade de uma conscientização de trabalho educacional não apenas com a leitura e a literatura, mas um trabalho de posicionamento diante do mundo que também será um marco histórico e social e que poderá, conforme for pensado e encarado, continuar a reprodução jesuítica ou ser transformador e criador de novos agentes e sujeitos pensantes.
Esses, são aspectos que todo educador deveria refletir para pensar um pouco mais em sua prática dentro e fora de sala de aula e rever seus conceitos, bem como, sua atuação.  
Referência:
Nos caminhos da literatura / [realização] Instituto C&A; [apoio] Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 15-25.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário