
Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.
Desse modo, percebe-se que a literatura infantil tem grande função dentro do processo de ensino-aprendizagem, porém, não pode ser utilizada apenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Interessante essa reflexão que vocês fizeram a respeito da literatura infantil na escola, pois muitos professores não tem essa compreensão e pensam que a literatura só serve para distrair ou passar o tempo das crianças na escola. Contudo, após ler esse texto também repensei minha concepção quanto ao conceito de literatura infantil. Adorei e parabéns!
ResponderExcluir