Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Texto Tchau

O texto, conta a história de uma mulher, (a mãe) que decide separar-se do marido e dos filhos para ir embora do país com o homem por quem havia se apaixonado.
 A filha mais velha, Rebeca, tenta fazê-la desistir. 
Nesse conto, a criança é a protagonista da história. É através da visão de Rebeca, a filha, que o leitor toma conhecimento do sofrimento do casal cuja relação foi se desgastando com o tempo. Ela é testemunha da fraqueza da mãe diante dessa nova forma de amor que a domina por completo e da fraqueza do pai que busca o esquecimento do problema na bebida.
Não há no conto, uma prepotência do adulto sobre a criança. Ao contrário, eles parecem buscar na filha o apoio de que precisam. Embora um tanto triste, a história traz certo humor no final do conto quando a mãe está indo embora e Rebeca puxa a mala impedindo-a de sair:
Rebeca aproveitou para se agarrar na mala de um jeito que pra mãe levantar a mala ia ter que levantar a Rebeca também. E outra vez a buzina tocou. A mãe abriu o olho (parecia que a tonteira tinha passado), disse:
- Tchau. - E saiu correndo.
O Pai volta a tarde e encontra um bilhete no travesseiro:
Querido pai
Não deu para eu cumprir a promessa, a mãe foi mesmo embora.
Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente nem nada, não vai dar para a mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
Um beijo da 

Rebeca


Nenhum comentário:

Postar um comentário