Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O SURGIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o final do século XIX, onde a monarquia cheirava a imobilismo, e o país estava progredindo, a população aumentando, as variedades culturais e étnicas se exprimindo. Um governo único, que reinava por quase 50 anos, não respondia mais a esses anseios, e ele acabou sendo deposto. O aparecimento dos primeiros livros para crianças incorpora-se a esse processo, porque atende às solicitações formuladas pelo grupo social emergente. É nesse ponto que um novo mercado começa a se apresentar, requerendo dos escritores a necessária prontidão para atendê-lo. O problema é que eles não tinham atrás de si uma tradição para dar continuidade, pois ainda não se escreviam livros para crianças na nossa pátria. O jeito foi traduzir obras estrangeiras, adaptar para os pequenos leitores obras destinadas originalmente aos adultos.

Procedeu, porém, da tradição popular a principal contribuição, a saber, as histórias conhecidas até hoje como contos de fadas. Aventuras como as de João e Maria, da Bela Adormecida, da cinderela, de Chapeuzinho Vermelho eram contadas por e para adultos, até que homens como Charles Perrault (1628-1703), na França, e Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimn, na Alemanha, as transcreveram e publicaram visando ao público infantil. Daí para frente, foram muito difundidas, acontecendo com elas o mesmo que ocorrera aos romances de Defoe e  Swift: transformaram-se em sinônimos de literatura infantil. Os candidatos brasileiros a escritores para crianças não fugiram a essa regra. Repetindo o que ocorrera na Europa, acabaram inventando a literatura infantil brasileira, abrindo caminho para um percurso que, como já se observou, conta mais de cem anos.

Referência:
ZILBERMAN, Regina. Por onde começar?. In: ______. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. São Paulo: Objetiva, 2005, p.13-20.
 

Um comentário:

  1. Parabéns pelos conteúdos do blog, pois vocês estão realmente sabendo apresentar os aspectos importante da literatura infantil. E com relação a essa postagem, foi bem o que estava procurando,algo resumido e bem explicado a respeito do surgimento da literatura infantil no Brasil.Até breve!

    ResponderExcluir