Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PARA QUE SERVE A LITERATURA INFANTIL?

Antes de tudo, é de suma importância salientar que a apreciação artística – não é uma perda de tempo em nossa sociedade de hoje, em que a vida se faz de enigmas e de rápidas transformações. A arte nos permite melhor o existente, ao percebermos outras possibilidades de existir.
A arte, e mais especialmente a arte literária, em historinhas que chegam às crianças, por exemplo, pode, ao transformar-se em experiência artística, ser mais importante do que parece. Não é fácil responder para que servem às crianças ficarem lendo livros de historinhas, em que parece que nada se ensina ou nada se aprende. Mas perguntas é que interessam. Trabalhar leitura com perguntas, com o imaginário, isto é, trabalhar as diferentes leituras possíveis, sem anular as diferenças, as dúvidas e as emoções, decerto não é fácil para um professor que se formou em outros procedimentos metodológicos. Ora, aprender a lidar com novos textos escritos, sejam eles informativos ou poéticos, é exatamente aprender a fazer perguntas pertinentes – ou impertinentes – a eles.
A literatura é uma das variações da língua, uma das que compõem um conjunto heterogêneo e histórico chamado língua, que fica no singular nas gramáticas normativas. Se levarmos a sério o fato de que os textos são processos de comunicação que só se completam na interlocução, a leitura literária torna- se fundamental para que esse uso literário da língua realmente se concretize na sociedade. Evidentemente, as possibilidades da leitura literária exigem que o trabalho escolar seja repensado, assim como o processo de avaliação. Tudo isso só tem sentido num modelo menos imediatista e menos repetidor de conhecimento. Um modelo capaz de produzir também conhecimento estético, integrando-o à vida dos cidadãos.

Referência
PAULINO, Graça¹.  PARA QUE serve a LITERATURA INFANTIL?²

 
¹Professora da FAE UFMG.
²Texto com apresentação e publicação eletrônica no 19º Encontro Nacional da ANPED (1996).


Um comentário:

  1. Achei super interessante essa reflexão que vocês trouxeram a respeito do papel da literatura infantil na vida das pessoas, tanto que, mediante a leitura desse texto repensei sobre o conceito que tinha sobre a literatura infantil, pois agora sei que literatura não serve só para distrair as crianças. Há! Também adorei as sugestões de sites que vocês disponibilizaram para os professores são sites ricos em conteúdos. Enfim, parabenizo-as pela criação e conteúdo do blog, pois nele podemos encontrar de tudo um pouco. Parabéns, futuras pedagogas.

    ResponderExcluir