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sábado, 23 de abril de 2011

O ensino de estratégias de compreensão leitora

Isabel Solé é espanhola, professora do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, é orientadora de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da leitura.
Antes de dar início ao conteúdo desse capítulo, vamos deixar explícito o que a leitura significa na concepção de Isabel Solé. Para ela, a leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...). Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23). Segundo a autora, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto, tanto de forma autônoma, como apoiada em leitores mais experientes. Enfatiza-se a leitura de verdade, “aquela que realizamos os leitores experientes e que nos motiva, é a leitura que na qual nós mesmos mandamos: relendo, parando para saboreá-la ou para refletir”. (p.43) Aborda-se ainda o ensino e aprendizagem inicial da leitura, levando-se em conta que aprender a ler não é muito diferente de aprender outros procedimentos e conceitos.
Contudo, no capítulo “O ensino de estratégias de compreensão leitora”, tem-se a definição de que as estratégias de leitura são procedimentos de ordem elevada que envolve o cognitivo e o metacognitivo, no ensino elas não podem ser tratadas como técnicas precisas, receitas infalíveis ou habilidades específicas. O que caracteriza a mentalidade estratégica é sua capacidade de representar e analisar os problemas e a flexibilidade para encontrar soluções. “O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender”. (p.72)
 As estratégias fundamentais são: definição de objetivo da leitura, atualização de conhecimentos prévios, previsão, inferência e resumo. É um ensino que parte de uma perspectiva construtivista.
No entanto, achamos interessante interligar as considerações ressaltadas anteriormente a uma escola localizada em São José da Bela Vista - São Paulo, que para incentivar a leitura entre os alunos utilizou-se de um projeto ligado à literatura infantil, ou seja, através da construção de sua própria história infantil, os alunos eram motivados a lerem o que eles mesmos produziam. Até porque, antes de pôr em prática os procedimentos, assim conceituado por Isabel Solé, é preciso que o aluno descubra o prazer de ler, é preciso redescobrir o gosto pela leitura. Novos escritores podem surgir a partir desses bons leitores. Precisamos de novos leitores e escritores com uma nova visão, precisamos de escritores capazes, com uma visão crítica, com uma visão ampla do mundo que os cerca. Precisamos de pessoas que escrevam e leiam, mas por prazer, pelo simples prazer de ler e escrever.



Referência:
SOLÉ, Isabel. O ensino de estratégias de compreensão leitora. In: ______. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 67-87.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nQ7luX8b9vg. Acesso em 15 de abril de 2011.

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