Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA PARA QUÊ?

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. Por isso, que a literatura infantil se faz tão presente no contexto escolar, pois é na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. Quem de nós não se lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?

Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

Desse modo, percebe-se que a literatura infantil tem grande função dentro do processo de ensino-aprendizagem, porém, não pode ser utilizada apenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.

Um comentário:

  1. Interessante essa reflexão que vocês fizeram a respeito da literatura infantil na escola, pois muitos professores não tem essa compreensão e pensam que a literatura só serve para distrair ou passar o tempo das crianças na escola. Contudo, após ler esse texto também repensei minha concepção quanto ao conceito de literatura infantil. Adorei e parabéns!

    ResponderExcluir